banner 900 paraiso 1 real novo

 

Todos os pontos foram visitados pela equipe de Governo e vereadores

Membros da equipe do Governo Municipal reuniram-se na manhã desta terça-feira (07) com os vereadores de Guaxupé. O encontro teve início no gabinete do prefeito, onde foram apresentados os projetos e toda legislação ambiental referente à limpeza de margens e calhas dos rios. Em seguida, os vereadores, acompanhados dos membros do Executivo, conheceram in loco todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o primeiro semestre deste ano.

Conduzidos por Artur Gonçalves Filho, secretário de Governo e Planejamento, os vereadores percorreram vários trechos do Rio Guaxupé e Córrego dos Machados: “A limpeza e manutenção destes rios fazem parte de um projeto que a Secretaria de Obras elaborou para que enchentes possam ser evitadas em nossa cidade, principalmente em áreas reincidentes como Vila Campanha, Polenghi, Vila Conceição e Vila Progresso. Iniciamos em março deste ano e estamos na fase final de conclusão. Em cada trecho fizemos uma obra diferente. Tem pontos em que foram criados drenos, outros simplesmente desassoreado, alguns com árvores caídas e vegetação que impediam o curso natural da água e assim por diante”, explicou o secretário.

Todo o projeto foi executado pela própria Prefeitura, o que evitou altos investimentos: “Nossa equipe reuniu e cada pessoa teve sua participação técnica. Tivemos o envolvimento da Secretaria Municipal de Obras com a equipe de engenharia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e o gabinete do prefeito. Buscamos fazer o melhor, economizando e respeitando o dinheiro público”, disse Artur durante a visita nas margens do rio no bairro Vila Progresso.

O que chamou a atenção durante a presença nas margens dos rios foi a grande quantidade de areia e pedras. De acordo com Rafaela Soares, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, isso se deve ao depósito irregular de materiais de construção em vias públicas: “Aqui na região da Polenghi esta situação é mais crítica. Toda vez que foi realizado o desassoreamento do rio, foram retirados centenas de caminhões  e toneladas de restos de materiais como pedra brita e areia que são utilizadas em construções civis. Isso, com as chuvas, é arrastado para dentro dos bueiros e vem parar aqui na calha do rio, o que a deixa rasa e contribui para o transbordamento da água. Por isso é importante o armazenamento correto desses materiais nas construções civis”.

“Desde quando trabalhei no Obras em 2013, no início da gestão do prefeito Jarbinhas, é constante o apelo para que a população se conscientize e não deixe esses materiais em calçadas e ruas. Os prejuízos quando vem a chuva são enormes e quem acaba pagando por isso é a própria população.”, disse a vereadora Maria José Cyrino.

Já o vereador Ari Cardoso destacou a importância de respeitar a legislação: “Aqui na Vila Campanha quando eu era adolescente, me lembro de muito verde e as hortas que existiam. Desordenadamente vieram as construções civis. Mas hoje temos leis ambientais a serem seguidas e não podemos deixar que as pessoas construam nas margens dos rios sem as devidas autorizações. Isso traz consequências lamentáveis ao povo. Por isso estamos aqui, visitando e conhecendo ponto a ponto”, falou.

Os trabalhos de limpeza e restauração das margens do Rio Guaxupé e Córrego dos Machados ainda seguirão pelos próximos meses.

 

 

contpref1

Usuários Online

Temos 859 visitantes e Nenhum membro online

Publicidade página cidades

Reis estetica automotiva logo limpa nova logo

 

 

 

ivonete panfleto novo

 

banner luizinho

 

 

 

Fale com Magaiver

magaiverwtsapp

Fale conosco

Assine e receba novidades

900X150 MAGAIVER

Nossa Empresa

  • Estamos localizados na Bartolomeu Bueno da Silva, 105 sala 02 - Bairro Recreio dos Bandeirantes - Guaxupé - MG CEP: 37.800-000 - Brasil
  • Nosso e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Nosso fone e whatsapp (35) 9 8894 9505
  • Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei nº 9.610, de 19/02/1998. Nenhuma parte deste site, sem autorização prévia por escrito dos responsáveis, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônico, mecânicos, fotográficos, gravação ou quaisquer outros.

JORNALISTA DIRETOR

MAGAIVER10

Curta nossa página

Sem título
 

 

Configurações do Site

Cor

Escolha uma das cores abaixo:
Azul Laranja Vermelho

Corpo

Cor de fundo
Cor do texto

Cabeçalho

Cor de Fundo

Destaque 3

Cor de Fundo

Destaque 4

Cor de Fundo

Destaque 5

Cor de Fundo

Rodapé

Selecione um tipo de menu
Fontes do Google
Tamanho da fonte
Tipo da Fonte
Direção